CHAMADA

Líbano e Brasil... Libaneses e brasileiros... Histórias de amizade e cumplicidade que vão além...

 

"Muito além das montanhas"

Sobre a Coletânea

Quatro anos após a primeira visita do Imperador Dom Pedro II ao Líbano, os primeiros libaneses começaram a chegar ao Brasil. Os 16 (dezesseis) autores selecionados criaram suas versões sobre algum fato fictício/fantasioso denotando o bom relacionamento entre brasileiros e libaneses, tendo como pano de fundo, para o desenrolar dos fatos, o Reinado do Imperador Dom Pedro II do Brasil. Para isso, foi-lhes proposto desconstruir a história do Brasil, desprendendo-se da realidade objetiva, da temporalidade e de tudo o que a História consagrou como verdadeiro.

Características Gerais

Numero de paginas: 184
Peso: 246
Tipo de Capa: Capa cartão
Acabamento: Brochura sem orelha
Papel: Offset 75g
Formato: 14 x 21 cm
Miolo: Preto e branco
ISBN: 978-85-464-0218-2

Obras selecionadas e autores

PREMIADOS

 

“Retrato antigo”

ARTURO

“Em busca dos pergaminhos de Al-Hakim”

Bruno Lopes Curiel

“O medalhão”

Christian S.

“Alvoradas”

Eduardo Sussumo Smozono

“Laila e Majunm”

Guilherme Giublin

 

“E voltarão prósperos”

João Baptista dos Santos

 

“Um lar no horizonte”

Lilian Abreu

 

“Além dos Cedros do Líbano”

Suzi Maria Moreira Marques

“Lembranças e saudades”

Vicente de Melo

PREMIADO ESPECIAL

 

“O iluminado”

Joan Saulo do Monte

 

MENÇÕES HONROSAS

 

“O Mascate”

Adnelson Campos

 

“Buscando as origens”

Aurineide Alencar"

 

“Viajante”

Edilson Luiz da Silva

 

“De porta em porta”

Edweine Loureiro

 

“Bem longe, lá atrás daqueles montes!”

Jober Rocha

 

“Ganha-se uma moeda, devolve-se duas”

Nicoly Almeida

Prefácio

Yasmim Nascimento de Souza Ribeiro

Graduanda em Letras (UFSC)

Este é um livro de emoções, em que cada página a ser folheada tem um tesouro solene que cabe a você descobrir. Antes vou lhe dizer: prepare-se para as aventuras que irá conhecer. Você viajará pela leitura e a imaginação mostrará um mundo só seu, leitor. Encontrará as portas abertas para o universo do conhecimento e não resistirá ao mundo mágico e extraordinário existente na obra cujo nome é “Muito além das montanhas”, uma seleção de contos fantásticos que compõem a coletânea organizada pela comitiva de Sua Senhoria Eber Josué.

Imagine que cada página seja uma riqueza, contenha a essência de duas nações cujos laços de amizade marcaram a história – Brasil e Líbano, ambas maravilhosas, cheias de cultura.

A cada episódio os eventos se transformam, como se não houvesse final, assim é contada a relação de nosso querido Dom Pedro II com o povo libanês. Recebendo vários títulos e sendo honrado pelos seus personagens, com os quais os escritores tiveram dedicação e carinho. É a verdadeira história se transformando em arte.

Não se pode dar um significado à arte, mas deve-se senti-la e entendê-la, pois esta possui encanto próprio, modelada pelo seu criador com paciência na arte de escrever e ser admirado. Assim é a literatura, ela nos encanta e ensina a amar, prendendo-nos ao seu cosmos.

Meus parabéns a todos que se esforçaram para garantir que o seu talento se tornasse visível, contribuindo para a sociedade com os seus conhecimentos, mantendo viva a história de nossa pátria tão amada e ressaltando o grande coração do oriente, o Líbano.

“O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho.” (Máximo Gorky)